SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2EL PROTAGONISMO DEL COORDINADOR PEDAGÓGICO EN LA FORMACIÓN DOCENTE: Experiencia en la Educación Infantil en Ji-Paraná-ROEXPERIENCIA PEDAGÓGICA DE PROFESORES KARAYWA EN ALDEIA INDÍGENA MAPUERA, ORIXIMINÁ-PA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

CAPELO, Maria Regina Teixeira Ferreira; VARELA, John Miguel Costa  y  SERRANO-DIAZ, Noemí. PERCEÇÃO, EXPRESSÃO E VALORIZAÇÃO DAS EMOÇÕES DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.2, pp.137-162.  Epub 28-Mayo-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n2id532.

A educação emocional é fundamental para a adaptação pessoal e social do indivíduo. Assim sendo, buscou-se por meio desta pesquisa adaptar a prova para avaliar a capacidade de perceber, expressar e valorizar emoções das crianças portuguesas na educação pré-escolar. Após equivalência semântica, operacional, conceptual e de itens, a prova foi respondida por 374 crianças. Os dados obtidos foram contrastados com critérios externos avaliados pelas representações das 26 educadoras de infância. Verificou-se maior número de acertos em relação à alegria e à tristeza na subescala perceção e expressão das emoções básicas com a escola privada a apresentar maior rendimento; que a perceção e valorização das emoções básicas aumenta em função da idade; que o género feminino apresenta maior performance na subescala perceção e valorização das emoções básicas; e relações significativas positivas entre as subescalas em análise e os critérios externos - adaptação, controlo, rendimento e aceitação, e correlações significativas negativas entre as subescalas e a conflitividade. A prova, embora em fase desenvolvimental, contribui para medir a adaptação pessoal e social das crianças portuguesas na etapa pré-escolar.

Palabras clave : Perceção Emocional; Valorização Emocional; Avaliação da Perceção Emocional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )