SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2O PROTAGONISMO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DOCENTE: experiência na Educação Infantil em Ji-Paraná-ROEXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES KARAYWA NA ALDEIA INDÍGENA MAPUERA, ORIXIMINÁ-PA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

CAPELO, Maria Regina Teixeira Ferreira; VARELA, John Miguel Costa  e  SERRANO-DIAZ, Noemí. PERCEÇÃO, EXPRESSÃO E VALORIZAÇÃO DAS EMOÇÕES DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.2, pp.137-162.  Epub 28-Maio-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n2id532.

A educação emocional é fundamental para a adaptação pessoal e social do indivíduo. Assim sendo, buscou-se por meio desta pesquisa adaptar a prova para avaliar a capacidade de perceber, expressar e valorizar emoções das crianças portuguesas na educação pré-escolar. Após equivalência semântica, operacional, conceptual e de itens, a prova foi respondida por 374 crianças. Os dados obtidos foram contrastados com critérios externos avaliados pelas representações das 26 educadoras de infância. Verificou-se maior número de acertos em relação à alegria e à tristeza na subescala perceção e expressão das emoções básicas com a escola privada a apresentar maior rendimento; que a perceção e valorização das emoções básicas aumenta em função da idade; que o género feminino apresenta maior performance na subescala perceção e valorização das emoções básicas; e relações significativas positivas entre as subescalas em análise e os critérios externos - adaptação, controlo, rendimento e aceitação, e correlações significativas negativas entre as subescalas e a conflitividade. A prova, embora em fase desenvolvimental, contribui para medir a adaptação pessoal e social das crianças portuguesas na etapa pré-escolar.

Palavras-chave : Perceção Emocional; Valorização Emocional; Avaliação da Perceção Emocional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )