SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2PERCEPCIÓN, EXPRESIÓN Y VALORIZACIÓN DE LAS EMOCIONES DE LOS NIÑOS EM EDUCACIÓN INFANTILPERCEPCIONES DE LOS PASANTES DE EDUCACIÓN FÍSICA SOBRE EL ESPACIO DE LA PRÁCTICA SUPERVISADA EN LA EDUCACIÓN INFANTIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

COELHO, Ana Cely de Sousa  y  SILVA, Messias Furtado da. EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES KARAYWA NA ALDEIA INDÍGENA MAPUERA, ORIXIMINÁ-PA. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.2, pp.163-188.  Epub 28-Mayo-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n2id533.

Educação escolar indígena consubstanciada em diálogo intercultural que respeite o jeito de ser e viver de cada povo, apesar de garantida nos marcos legais, ainda é uma realidade a ser construído por muitas maõs. Neste artigo, apresentamos resultado de pesquisa sobre a experiência pedagógica de professores não-indígenas na educação escolar do povo indígena Wai-Wai da aldeia Mapuera, município de Oriximiná/PA, com o objetivo de analisar as relações, diálogos e dificuldades enfrentadas por estes na efetivação da educação intercultural em aldeia indígena. A constituição dos dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com professores que atuam no ensino fundamental da Escola Indígena Mapuera. Os resultados mostram desafios, entraves, dificuldades e potencialidades em efetivar a educação intercultural, instrumento de luta dos povos indígenas pela preservação da cultura e tradições indígenas.

Palabras clave : Educação Escolar Indígena; Interculturalidade; Prática Pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )