SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2PERCEÇÃO, EXPRESSÃO E VALORIZAÇÃO DAS EMOÇÕES DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLARPERCEPÇÕES DE ESTAGIÁRIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

COELHO, Ana Cely de Sousa  e  SILVA, Messias Furtado da. EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES KARAYWA NA ALDEIA INDÍGENA MAPUERA, ORIXIMINÁ-PA. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.2, pp.163-188.  Epub 28-Maio-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n2id533.

Educação escolar indígena consubstanciada em diálogo intercultural que respeite o jeito de ser e viver de cada povo, apesar de garantida nos marcos legais, ainda é uma realidade a ser construído por muitas maõs. Neste artigo, apresentamos resultado de pesquisa sobre a experiência pedagógica de professores não-indígenas na educação escolar do povo indígena Wai-Wai da aldeia Mapuera, município de Oriximiná/PA, com o objetivo de analisar as relações, diálogos e dificuldades enfrentadas por estes na efetivação da educação intercultural em aldeia indígena. A constituição dos dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com professores que atuam no ensino fundamental da Escola Indígena Mapuera. Os resultados mostram desafios, entraves, dificuldades e potencialidades em efetivar a educação intercultural, instrumento de luta dos povos indígenas pela preservação da cultura e tradições indígenas.

Palavras-chave : Educação Escolar Indígena; Interculturalidade; Prática Pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )