SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2EXPERIENCIA PEDAGÓGICA DE PROFESORES KARAYWA EN ALDEIA INDÍGENA MAPUERA, ORIXIMINÁ-PALA UTILIZACIÓN DE APLICACIONES GRATUITAS PARA LA ACTIVIDAD DE CAMPO EN LA ENSEÑANZA DE TRIGONOMETRÍA EN EL TRIÁNGULO RETÁNGULO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

ISBARROLA, Jessica Almeida  y  COPETTI, Jaqueline. PERCEPÇÕES DE ESTAGIÁRIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.2, pp.189-218.  Epub 29-Mayo-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n2id534.

A Educação Física (EF) é obrigatória em todas as fases da Educação Básica, entretanto na Educação Infantil (EI) não há obrigatoriedade de aulas ministradas por profissionais de EF. Mesmo com essa problemática o currículo das Licenciaturas proporciona o reconhecimento da realidade docente a partir dos estágios supervisionados curriculares (ECS). Esse estudo buscou analisar as percepções de estagiários de EF referentes às experiências positivas e negativas encontradas em seus ECS na EI, através de uma pesquisa documental e qualitativa. Os documentos utilizados neste estudo foram os relatórios finais do ECS na EI de discentes, de ambos os sexos, aprovados no primeiro semestre dos anos de 2015 (8 relatórios), 2016 (9 relatórios) e 2017 (11 relatórios), os quais realizaram este como o primeiro estágio. A técnica de análise utilizada para examinar os resultados foi a Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados foram analisados a partir de quatro categorias que identificaram 25 palavras-chave. Conforme a frequência apurada de cada palavra-chave as que tiveram maior frequência foram: Agitados (73); Participação dos alunos(156); e Controle da turma (37). A relação dessas palavras-chave permite concluir que as experiências classificam-se em negativas e positivas, contribuindo na formação acadêmica e pessoal de cada estagiário. Assim, concluiu-se que a interação entre Universidade e Escola abrange benefícios além da contribuição na formação acadêmica dos discentes, englobam novos conhecimentos e o desenvolvimento de todos os participantes das experiências dos estágios.

Palabras clave : Educação Física; Educação Infantil; Estágio Supervisionado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )