SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS GRATUITOS PARA ATIVIDADE DE CAMPO NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULOSEXO E SEXUALIDADE: tabu, polêmica ou conceitos polissêmicos? Reflexões sobre/para a formação de educadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto  e  BENIGNO, Ana Paula Aquino. PRODUÇÃO DE VÍDEOS AMADORES DE EXPERIMENTOS: algumas contribuições para se pensar o processo educativo. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.2, pp.244-272.  Epub 28-Maio-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n2id536.

A produção de vídeos de experimentos se descortina como uma ferramenta para as atividades experimentais, permitindo entrelaçar experimento, linguagem audiovisual e a ciência química. Nesses termos, o presente trabalho investigou a produção de vídeos de experimentos por estudantes, focando especialmente as questões técnico-estéticos da produção e como estas podem se interrelacionar com o processo educativo. A análise dos vídeos demonstrou a presença espontânea de técnicas e elementos estéticos (música, dramatização, humor) que muitas vezes não se fazem presentes nas aulas de ciências. A diversão, a liberdade, a criatividade e a responsabilidade foram características que surgiram e estão ligadas ao caráter lúdico e ao engajamento pela atividade. Assim, a interação e o envolvimento dos sujeitos na produção dos vídeos possibilitam ao professor promover a discussão do conhecimento científico de maneira ampliada.

Palavras-chave : Linguagem Audiovisual; Experimentação; Tecnologias Digitais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )