SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2PRODUCCIÓN DE VÍDEOS AFICIONADOS DE EXPERIMENTOS: algunas contribuiciones para pensar el proceso educativoLA EDUCACIÓN LITERARIA BAJO DOS PERSPECTIVAS - objetivo común índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

MARTINES, Elizabeth Antônia Leonel de Moraes  y  ROSSAROLLA, Juliana Negrello. SEXO E SEXUALIDADE: tabu, polêmica ou conceitos polissêmicos? Reflexões sobre/para a formação de educadores. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.2, pp.273-299.  Epub 28-Mayo-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n2id537.

Este trabalho tem como objetivo realizar uma “reflexão sobre a ação e sobre a reflexão-na-ação” a partir de dois encontros de uma pesquisa-ação colaborativa (IBIAPINA, 2008) sobre e para a formação de educadores sexuais para atuarem na Educação Básica, a qual aliou a formação-investigação de uma mestranda com o processo de formação inicial em uma Licenciatura em Ciências Biológicas de um Instituto Federal amazônico. Os encontros desta pesquisadora com os estudantes (colaboradores) consistiram em ações diagnósticas, estudos de textos e diálogos sobre a questão “O que é sexo e sexualidade? Você se sente preparado para atuar em educação sexual?”. O registro dos dados foi realizado em planejamentos dos encontros, videogravação da interação e registro ampliado realizado nas vinte e quatro horas subsequentes. Os vídeos foram analisados novamente alguns meses depois para reflexão mais aprofundada com a análise do discurso, de acordo com referencial de Schön (1992) e Foucault (1999). Constatou-se que a temática é complexa, não aparece no Projeto Pedagógico do Curso, mas os alunos vivenciaram várias atividades na prática formativa, especialmente no PIBID, por iniciativa de alguns professores-formadores, mas as mesmas foram consideradas insuficientes. Concluiu-se com a convicção de que os professores necessitam de uma formação permanente e de trabalho coletivo na escola (especialmente através da pesquisa-ação colaborativa) para exercerem com responsabilidade e compromisso social a tarefa de educadores sexuais.

Palabras clave : Educação Sexual; Formação de Professores; Pesquisa-ação Colaborativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )