SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: concepções e práticas pedagógicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

MEDEIROS, Thalita Melo de Souza; SANTOS, Jocyléia Santana dos  e  PINHO, Maria José de. MEMÓRIAS DE EGRESSOS: mestrado em educação/UFT. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.2, pp.386-409.  Epub 29-Maio-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n2id542.

Este trabalho objetiva discorrer sobre as contribuições da formação oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPGE-UFT) na trajetória pessoal e profissional dos egressos que atuam na Educação Básica no município de Palmas - TO. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental, bibliográfica e a pesquisa de campo com a realização de entrevistas para obter dados sobre a influência do PPGE-UFT na prática docente. Nas entrevistas optamos pela história oral temática com um roteiro estruturado, organizado a partir de eixos: a) motivações para escolha profissional; b) a prática pedagógica na educação básica; c) o processo de democratização e acesso dos docentes da educação básica aos Programas de Mestrado em Educação na região amazônica c) a formação no PPGE/UFT frente a sua realidade escolar. As entrevistas foram transcritas e textualizadas. Os discursos das entrevistadas evidenciaram que a contribuição da formação no PPGE-UFT, se consolida a partir do conjunto de disciplinas e atividades oferecidas pelo Programa, da participação em grupos de pesquisa e eventos científicos, do estímulo à produção discente, do processo de orientação e defesa da dissertação e dos recursos oferecidos pela instituição na qual se situa o programa.

Palavras-chave : Formação Continuada; Professores da Educação Básica; Pós-Graduação Stricto Sensu; História oral.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )