SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3O Programa Mais Educação em Maringá: apontamentos iniciais da proposta burguesa de educação integral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

JACOMELI, Mara Regina Martins; BARAO, Gilcilene de Oliveira Damasceno  e  GONCALVES, Leandro Sartori. A política de educação integral no Brasil e suas relações com as diretrizes da conferência de Jomtien. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.3, pp.32-57.  Epub 05-Jun-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3id638.

A declaração mundial de educação para todos é um dos resultados da conferência de jomtien, cujas diretrizes apontam para a conformação do setor educacional aos interesses do Capital, sobretudo através de parâmetros para organização da política educacional pressupondo: redução do papel do estado no trato com as políticas sociais, parcerias público-privadas, ênfase na meritocracia e no esvaziamento do espaço escolar. As diretrizes da Conferência são marcos no campo político educacional brasileiro que tem se apresentado de maneira notória, em especial no atual consenso pela universalização da educação básica. Na sociedade brasileira o PDE - particularmente com o que se firma no Programa Mais Educação, posteriormente, Programa novo Mais Educação; e, também no Programa ensino Médio Inovador - mostra o vínculo entre a denominada educação integral e a ampliação do tempo de aprendizagem e empobrecimento curricular. Neste artigo, trata-se de analisar alguns dos eixos educacionais presentes nos documentos da Conferência Mundial de Educação para todos para compreender o conceito de educação integral e seus desdobramentos na política educacional de educação integral no Brasil.

Palavras-chave : Jomtien; Educação para todos; Educação integral.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )