SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3O Programa Mais Educação em Maringá: apontamentos iniciais da proposta burguesa de educação integralOS MERCADORES DA EDUCAÇÃO E AS CONCEPÇÕES EMPRESARIAIS PRESENTES NOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

MACHADO, Cristiane  e  FERREIRA, Larissa Barbosa. EDUCAÇÃO INTEGRAL E ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: mapeamento da produção científica em periódicos (2008 a 2017). Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.3, pp.87-112.  Epub 05-Jun-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3id640.

O objetivo deste artigo é mapear a produção científica sobre educação integral e escola de tempo integral nos artigos científicos de periódicos que constam no Portal de Periódicos Capes, no período de 2008 a 2017. Com base na revisão bibliográfica elaborada por Ribetto e Maurício (2009) que investigou as publicações no período de 1984 a 2007 e constatou aumento das produções científicas em artigos sobre o tema nos últimos anos do espaço temporal estudado, esta investigação indaga: a ampliação das produções sobre educação integral e escola de tempo integral em artigos científicos tem permanecido na última década? Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico que se enquadra na metodologia Estado da Arte. A coleta de dados foi feita no Portal de Periódicos da Capes em dois momentos, no primeiro semestre de 2017 foram catalogados os artigos referentes ao período de 2008 a 2016 e, posteriormente, no primeiro semestre de 2018 foram levantadas as informações relativas a 2017 e revisados os dados de 2016. O estudo permitiu concluir que a expansão de publicações em artigos científicos sobre educação integral e escola de tempo integral permanece e de forma crescente ao longo da última década. O período registrou 09 artigos publicados em revistas internacionais, demonstrando um alargamento das fronteiras do debate sobre o tema. As revistas que mais publicaram artigos dentro da temática no espaço temporal da pesquisa são as pertencentes aos estratos Qualis A1 e A2, considerados mais elevados, 71 (53%) em um total de 135, demonstrando qualidade da produção.

Palavras-chave : Educação integral; Escola em tempo integral; Mapeamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )