SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NO BRASIL: algumas lições do passado refletidas no presenteO PROFESSOR NA PRIMEIRA REPÚBLICA NO PARÁ: notas sobre seu papel e função na relação família x escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

BOAS, Antônio Carlos Vilas  e  SANFELICE, José Luis. PATRONATO AGRÍCOLA “VISCONDE DE MAUÁ”: da sua origem ao IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.3, pp.170-198.  Epub 05-Jun-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3id643.

A história é uma ciência fundamental para a análise da sociedade. Através dela é possível reconhecer os esforços de muitos homens que lutaram para dialogar com o tempo e realizaram grandes feitos contribuindo com o desenvolvimento da humanidade. No que diz respeito ao aspecto educacional não é diferente. A educação é condição essencial não só para a ampliação do conhecimento, mas, sobretudo, para uma construção social. Assim através de uma análise documental pode-se levantar historicamente, a trajetória do Patronato Agrícola “Visconde de Mauá” até a origem do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Inconfidentes. Pode ser verificado que o desenvolvimento do município de Inconfidentes, sul de Minas Gerais, está entrelaçado com a história educacional, ofertada ao longo do tempo que permitiu não só formar os jovens para a sociedade, mas, contribuiu significantemente para que o município se destacasse como um polo importante na área educacional.

Palavras-chave : História; Evolução; Educação; IFSULDEMINAS.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )