SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3PATRONATO AGRÍCOLA “VISCONDE DE MAUÁ”: from its origin towards IFSULDEMINAS - Campus InconfidentesMAPPING OF ACADEMIC PRODUCTIONS ON WORKING CONDITIONS OF THE PEDAGOGICAL COORDINATOR (2012 TO 2016) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

PANTOJA, Suellem Martins  and  DAMASCENO, Alberto. O PROFESSOR NA PRIMEIRA REPÚBLICA NO PARÁ: notas sobre seu papel e função na relação família x escola. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.3, pp.199-223.  Epub June 05, 2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.240065/2237-9460.2018v8n3id644.

Neste artigo, buscamos compreender a ideia disseminada sobre o professor no período da Primeira República, bem como sobre o papel que este exercia na relação entre a família e a escola a partir do Regulamento Escolar do Ensino Primário, do ano 1890, e dos artigos de H. de Sant’Anna na Revista de Educação e Ensino, que circulava no Pará em 1894. Ele resulta de uma pesquisa documental e bibliográfica, e analisa preliminarmente os preceitos que regulamentavam o ensino nesse período, que apontavam para a formação de cidadãos para o progresso da nação, funcionando a educação como um mecanismo de difusão do ideário republicano. Neste sentido, o professor não poderia se portar na escola e na sociedade como um “cidadão qualquer”, de modo que o Regulamento Escolar do Ensino Primário e os esritos de Sant’Anna chegam a explicitar regras de comportamento moral e social que ultrapassariam os limites da escola. Ao mestre, caberia a tarefa de ser um propagador e fiscalizador dos novos hábitos e regras no ambiente escolar, baseado no ideal de professor projetado pelo regulamento de ensino e pela imprensa educacional da época, que estava ligado a um projeto político — o de implementação do ideal republicano. Neste sentido, o professor era tido como um mestre da vida cidadã, titular de uma profissão tida e sabida como sacerdócio, cabendo-lhe forjar o futuro da nação brasileira, sobretudo cultivando nas crianças o sentimento de amor à pátria e à República.

Keywords : Primeira República; Família-escola; Professor; Ensino-primário.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )