SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3PATRONATO AGRÍCOLA “VISCONDE DE MAUÁ”: da sua origem ao IFSULDEMINAS - Campus InconfidentesMAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE CONDIÇÕES DE TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO (2012 A 2016) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

PANTOJA, Suellem Martins  e  DAMASCENO, Alberto. O PROFESSOR NA PRIMEIRA REPÚBLICA NO PARÁ: notas sobre seu papel e função na relação família x escola. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.3, pp.199-223.  Epub 05-Jun-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.240065/2237-9460.2018v8n3id644.

Neste artigo, buscamos compreender a ideia disseminada sobre o professor no período da Primeira República, bem como sobre o papel que este exercia na relação entre a família e a escola a partir do Regulamento Escolar do Ensino Primário, do ano 1890, e dos artigos de H. de Sant’Anna na Revista de Educação e Ensino, que circulava no Pará em 1894. Ele resulta de uma pesquisa documental e bibliográfica, e analisa preliminarmente os preceitos que regulamentavam o ensino nesse período, que apontavam para a formação de cidadãos para o progresso da nação, funcionando a educação como um mecanismo de difusão do ideário republicano. Neste sentido, o professor não poderia se portar na escola e na sociedade como um “cidadão qualquer”, de modo que o Regulamento Escolar do Ensino Primário e os esritos de Sant’Anna chegam a explicitar regras de comportamento moral e social que ultrapassariam os limites da escola. Ao mestre, caberia a tarefa de ser um propagador e fiscalizador dos novos hábitos e regras no ambiente escolar, baseado no ideal de professor projetado pelo regulamento de ensino e pela imprensa educacional da época, que estava ligado a um projeto político — o de implementação do ideal republicano. Neste sentido, o professor era tido como um mestre da vida cidadã, titular de uma profissão tida e sabida como sacerdócio, cabendo-lhe forjar o futuro da nação brasileira, sobretudo cultivando nas crianças o sentimento de amor à pátria e à República.

Palavras-chave : Primeira República; Família-escola; Professor; Ensino-primário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )