SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3MAPEO DE LAS PRODUCCIONES ACADÉMICAS ACERCA DE LAS CONDICIONES DE TRABAJO DEL COORDINADOR PEDAGÓGICO (2012 A 2016)LA TEMÁTICA AMBIENTAL EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE LAS CARRERAS DE LICENCIATURA DE LA UNIVERSIDAD FEDERAL DE RONDÔNIA: un estudio de caso en el campus de Porto Velho índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

PEREIRA, Silvia Esther Azambuja; MARINHO, Julio Cesar Bresolin  y  PESSANO, Edward Frederico Castro. A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO EDUCACIONAL: um estudo de caso no município de Uruguaiana-RS. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.3, pp.254-279.  Epub 05-Jun-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3id646.

A presente investigação trata-se de um trabalho qualitativo exploratório que busca identificar o perfil dos Professores Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino no município de Uruguaiana/RS. Inicialmente foi aplicado um questionário no qual foi possível traçar as características dos investigados, diagnosticando suas dificuldades no desenvolvimento das suas práticas diárias e sobre o processo de reflexão crítica em relação aos múltiplos papéis assumidos por estes nas escolas da Rede Municipal. Através desse instrumento de pesquisa, também foi possível verificar a importância das reuniões de formação continuada promovidas pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED no auxílio aos Professores Coordenadores Pedagógicos no desenvolvimento de suas funções. Os resultados indicaram que os Professores Coordenadores Pedagógicos possuem a percepção da sua importância dentro do sistema educacional da escola, atuando como mediadores do processo pedagógico e no auxílio aos professores. Segundo os dados encontrados, os investigados acreditam que as reuniões de formação continuada são fundamentais para as suas atuações nas instituições escolares e que a troca de experiência e informações entre seus pares, colabora para a qualificação de suas práticas. Os resultados encontrados corroboram com outros autores, salientando que o papel dos Professores Coordenadores Pedagógicos é imprescindível dentro da construção pedagógica nos estabelecimentos de ensino.

Palabras clave : Coordenadores; Pedagógicos; Ensino Fundamental; Perfil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )