SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO EDUCACIONAL: um estudo de caso no município de Uruguaiana-RSESTUDOS CTS NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: tendências e perspectivas da produção stricto sensu no Nordeste brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

BARBA, Clarides Henrich de  e  CAVALARI, Rosa Maria Feiteiro. A TEMÁTICA AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA: um estudo de caso no Campus de Porto Velho. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.3, pp.280-309.  Epub 05-Jun-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3id647.

O artigo analisa a inserção da temática ambiental nos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Rondônia. Trata-se de um “estudo de caso”, realizado por meio de análise documental dos projetos pedagógicos curriculares e dos planos das disciplinas de sete cursos de licenciatura, a saber: Pedagogia, Ciências Sociais, História, Geografia, Biologia, Química e Física que trabalham com a temática ambiental em seus currículos. Foram realizadas entrevistas “semidiretivas” com 14 (quatorze) professores desses cursos. Os dados foram analisados a partir da “Análise de conteúdo” de Bardin (2009), além das características de Ambientalização curricular elaboradas pela Rede ACES (2002). Os resultados revelam que os cursos de Licenciatura investigados privilegiam temas ambientais relacionados às questões amazônicas como o multiculturalismo ambiental, a biodiversidade, a espacialidade, a poluição e degradação da biodiversidade, da espacialidade e da territorialidade, da justiça ambiental, dos contextos históricos ambientais regionais. Constatou-se que os cursos contribuem para a formação de professores no campo da Educação Ambiental na Amazônia. Os currículos e as falas dos docentes evidenciam as seguintes características de Ambientalização Curricular: “compromisso com as transformações nas relações sociedade-natureza”; “contextualização local-global-local, global-local-global”; “levar em conta os participantes na construção do conhecimento” “considerar os aspectos cognitivos e afetivos, éticos e estéticos”.

Palavras-chave : Temática ambiental no Ensino Superior; Formação de Professores; Educação ambiental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )