SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3LA TEMÁTICA AMBIENTAL EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE LAS CARRERAS DE LICENCIATURA DE LA UNIVERSIDAD FEDERAL DE RONDÔNIA: un estudio de caso en el campus de Porto VelhoHISTORIA DE VIDA DE ADULTOS MAYORES EN LA ENSEÑANZA SUPERIOR: recorridos inesperados de longevidad escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

ARAUJO-QUEIROZ, Marcelo Bruno; SILVA, Rodrigo da Luz  y  PRUDENCIO, Christiana Andréa Vianna. ESTUDOS CTS NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: tendências e perspectivas da produção stricto sensu no Nordeste brasileiro. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.3, pp.310-339.  Epub 05-Jun-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3id648.

Apresentamos dados teóricos sobre a produção de dissertações e teses que incorporaram a Educação CTS como temática de pesquisa no Ensino de Ciências no Nordeste brasileiro. Esse recorte, composto por 35 pesquisas defendidas entre 2007 e 2017, considera cinco categorias: produção por estado, produção por programa de pós-graduação, perspectiva curricular abordada, contexto da pesquisa e área de conhecimento. A partir da análise dos resumos dos trabalhos discutimos as perspectivas e tendências dessa produção que se mostra em processo de expansão e possivelmente poderá se consolidar na região. Além disso, trazemos informações que podem contribuir para um processo de implementação dessa perspectiva de educação no ensino, no currículo e na formação de professores de Ciências.

Palabras clave : Ciência-Tecnologia-Sociedade. Educação em Ciências. Mestrado/Doutorado..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )