SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3HISTÓRIA DE VIDA DE IDOSOS NO ENSINO SUPERIOR: percursos inesperados de longevidade escolarQUANDO A ESCOLA É UMA FLECHA Educação Escolar Indígena e Territorialização na Amazônia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

BOWMAN, María Alejandra. “TRADUÇÕES LOCAIS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL PARA JOVENS E ADULTOS: um estudo da província de Córdoba, Argentina”. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.3, pp.370-395.  Epub 05-Jun-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3id650.

Este artigo expõe os resultados de uma tese de doutoramento sobre um programa de emprego para os jovens desenvolvido na província de Córdoba, desde sua conclusão do componente obrigatório de estudos. Também recupera análises efetuadas no âmbito de um estudo de pós-doutorado que aborda a política de inclusão educacional na Argentina. Para o estudo utilizou-se uma metodologia qualitativa de corte etnográfico. No artigo desenvolveu-se uma abordagem geral sobre as políticas da inclusão educacional na Argentina entre 2003 e 2015, observou-se grandes transformações produzidas a partir do princípio da inclusão social e a sua tradução política através de vários regulamentos no domínio da educação. Neste contexto, desenvolveu-se uma abordagem para a educação de jovens e adultos e sua articulação para um programa de emprego. Em seguida, descreveu os principais problemas que surgiram em torno da inclusão educacional por meio de uma experiência concreta em uma escola para jovens e adultos.

Palavras-chave : Inclusão Educacional. Jovens. Adultos..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )