SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3“LOCAL TRANSLATIONS OF EDUCATIONAL INCLUSIÓN FOR YOUTH AND ADULTS: a study in the province of Córdoba, Argentina”DESCRIPTION OF NATIVE FRUITS USED IN THE INDIGENOUS RIKBAKTSA PEOPLE'S DIET author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

RODRIGUES, Gilberto César Lopes. QUANDO A ESCOLA É UMA FLECHA Educação Escolar Indígena e Territorialização na Amazônia. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.3, pp.396-422.  Epub June 05, 2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3id651.

Apresentamos aqui um exame da escola diferenciada indígena nos processos de territorialização desses povos. Consideramos experiências escolares que envolvem a escola na ocupação, vigilância e posse do território e as analisamos a partir do conceito de Territorialização desenvolvido por Pacheco de Oliveira (1998) e Little (2002). Em seguida contrastamos os resultados da análise com o entendimento de Território expresso na normatização/legalização dessa modalidade escolar. Concluímos o trabalho argumentando que a inclusão de atividades escolares e sua efetivação ao longo do território, sobretudo em locais recuperados, fora do entorno do prédio escolar e da aldeia, é um modo encontrado por esses povos de voltar as atividades escolares para a manutenção territorial e identitária. Combinamos revisão bibliográrica e atividades de campo na coleta de dados recorrendo a questionários, entrevistas semi-estruturadas e diários de campo cuja análise envolveu recursos exploratórios, descritivos e interpretativos. A pesquisa se desenvolveu nos âmbitos dos Grupos de Pesquisa do CNPq “ISEAM - Indigenismo, Sociedade e Educação na Amazônia” e HISTEDBR-UFOPA e do Programa de Pós-graduação em Educação-PPGE-UFOPA.

Keywords : Territorialização; Educação Escolar Indígena; Identidade Étnica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )