SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3QUANDO A ESCOLA É UMA FLECHA Educação Escolar Indígena e Territorialização na AmazôniaCENÁRIOS E PERSPECTIVAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

UTUMY, Edson  e  LEAO, Marcelo Franco. DESCRIÇÃO DOS FRUTOS NATIVOS UTILIZADOS NA ALIMENTAÇÃO DO POVO INDÍGENA RIKBAKTSA. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.3, pp.423-451.  Epub 05-Jun-2018. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3id652.

Com o intuito de registrar os conhecimentos tradicionais e científicos sobre a alimentação do povo indígena Rikbaktsa, este estudo tem como objetivo descrever as características básicas dos frutos nativos utilizados na alimentação dos Rikbaktsa e a maneira como ocorre esse consumo. Trata-se de um estudo etnográfico, desenvolvido no período de 2014 a 2016, que envolveu as três Terras Indígenas: Erikpatsa, Japuíra e Escondido, localizadas nos municípios mato-grossenses de Brasnorte, Juara, Cotriguaçu, respectivamente. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com os anciãos de diferentes comunidades, além das observações a campo sobre os frutos comestíveis disponíveis na região. Os frutos foram desenhados e posteriormente descritos quanto à época de colheita e a maneira como são consumidos. O estudo permitiu descrever 32 frutos nativos comestíveis do povo Rikbaktsa. Essa variedade encontrada pode estar relacionada ao fato de o território investigado comportar parte de cerrado, bem como possuir área de floresta amazônica. Foi possível identificar os nomes de cada fruto na língua materna, popular e científico e a sazonalidade desses frutos. Quanto à maneira de preparo, constatou-se que alguns deles servem para comer assim que retirado do pé, outros ficam guardados durante três ou mais dias a fim de amadurecer, outros são cozidos, outros servem para fazer suco ou chicha (bebida fermentada). O estudo permitiu registrar características dos frutos nativos é uma maneira de preservar a cultura e fortalecer os costumes para que não sejam esquecidos. Espera-se que esse artigo sirva como fonte de consulta às futuras gerações, indígenas e não indígenas.

Palavras-chave : Alimentação; Modo de consumo; Povo tradicional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )