SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1THE SPACE/PLACE OF ACTIVITY OF PROFESSOR AND THE PLOTS WHICH INVOLVE THE DAILY BASIS ACTIVITIES IN THE CLASSROOMUNIVERSITY SOCIAL OUTREACH EXPERIENCES: motivations for student engagement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

CARVALHO, Fabrício Aarão Freire  and  COSTA, Renata Cardoso. A FORMAÇÃO E REMUNERAÇÃO INICIAL DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ANANINDEUA – PA. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.1, pp.63-92.  Epub July 18, 2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1id716.

Este estudo tem por objetivo analisar a formação e remuneração inicial dos professores no contexto da política de fundos e do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). Trata-se de uma pesquisa documental, cujas análises se concentraram no Município de Ananindeua, Pará. A análise dos dados de formação revelou que, embora tenha obtido avanços no número de funções docentes com formação superior em licenciatura, ainda há professores leigos atuando no município, o que revela a necessidade de mais investimentos em políticas públicas de formação docente. Em relação à remuneração, foi possível perceber que Ananindeua atende às expectativas em relação ao PSPN, tendo como suporte os recursos do FUNDEB. Contudo, para garantir uma remuneração inicial condigna e acompanhar os reajustes dos valores de remuneração dos professores da rede, é necessário que o município, em cooperação com o Estado e União, amplie a quantidade de recursos para a educação, o que demandará ajustes no FUNDEB.

Keywords : Financiamento; Educação Básica; Política de Valorização do Magistério.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )