SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1A FORMAÇÃO E REMUNERAÇÃO INICIAL DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ANANINDEUA – PADA DISCÊNCIA À DOCÊNCIA: concepções e perspectivas na formação inicial de professores de química sobre a Sequência Didática – SD índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

ORTIZ, Adriana Yanina. EXPERIÊNCIAS DE VINCULAÇÃO SOCIAL UNIVERSITÁRIA: motivações para a participação dos estudantes. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.1, pp.93-118.  Epub 17-Jul-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1id717.

Por que as pessoas se envolvem em voluntariado e o que sustem a ação voluntária são inquietudes fundamentais na investigação motivacional. Este artigo examina as motivações de estudantes das Faculdades de Ciências da Saúde e Medicina, das Universidades de Salta e Tucumán, em Argentina, que participam em projetos de Vinculação Social Universitária. Conhecer quais os processos motivacionais que subjazem à conduta de participação voluntária pode contribuir a compreender as expetativas individuais em torno às práticas extensionistas na universidade, e a repensar as estratégias que comumente se utilizam para convocar e para lograr a permanência dos estudantes nos diferentes projetos. Os dados foram obtidos a partir de uma análise documental de informes técnicos finais, de entrevistas a voluntários e do relato de experiência dos alunos. Optou-se por uma análise de conteúdo para operar sobre o conteúdo temático dos documentos e lograr uma representação da informação tratada. O processo de categorização refletiu seis motivações gerais e nove subcategorias específicas. Os resultados destacam uma média de dois motivos para ser voluntário e a prevalência de “Expressão de Valores, junto com “Conhecimento”, “Desenvolvimento Profissional” e “Realização Pessoal” sobre as categorias restantes. Considera-se que por trás da ação voluntária coexistem até dois motivos distintos que levam aos estudantes se envolverem e permanecer nos projetos por longos períodos do tempo, e que esta ação é mobilizada, sobre tudo, por uma preocupação genuína pelos outros.

Palavras-chave : Vinculação social universitária; Motivação; Estudantes universitários.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )