SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1FROM STUDENT TO TEACHER: conceptions and expectation in the initial education of chemistry teachers about Didactic Sequence – DSMETHODOLOGY OF PROBLEMATIZATION: the use of problem-situations in Astronomy education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

NUNES, Roberto da Silva  and  NUNES, José Messildo Viana. MODELOS CONSTITUTIVOS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: enfoque na Teoria das Situações Didáticas. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.1, pp.148-174.  Epub July 17, 2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1id719.

O objetivo deste artigo é refletir sobre o processo de construção de Sequências Didáticas, a partir de modelos teóricos da Didática Francesa, com enfoque na Teoria das Situações Didáticas. Trata-se de uma pesquisa teórica, cujas reflexões são ilustradas por noções relativas à divisibilidade. Buscamos apresentar alguns princípios que possam orientar professores e pesquisadores na construção de Sequências Didáticas. O panorama dos modelos apresentados pode se configurar como dispositivo didático para sala de aula, pesquisas científicas ou dispositivo de formação de professores. Além disso, evidenciamos que a Teoria das Situações Didáticas configura-se como modelo geral de construção de Sequências.

Keywords : Sequências Didáticas; Didática da Matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )