Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Exitus
versão On-line ISSN 2237-9460
Resumo
NUNES, Roberto da Silva e NUNES, José Messildo Viana. MODELOS CONSTITUTIVOS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: enfoque na Teoria das Situações Didáticas. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.1, pp.148-174. Epub 17-Jul-2019. ISSN 2237-9460. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1id719.
O objetivo deste artigo é refletir sobre o processo de construção de Sequências Didáticas, a partir de modelos teóricos da Didática Francesa, com enfoque na Teoria das Situações Didáticas. Trata-se de uma pesquisa teórica, cujas reflexões são ilustradas por noções relativas à divisibilidade. Buscamos apresentar alguns princípios que possam orientar professores e pesquisadores na construção de Sequências Didáticas. O panorama dos modelos apresentados pode se configurar como dispositivo didático para sala de aula, pesquisas científicas ou dispositivo de formação de professores. Além disso, evidenciamos que a Teoria das Situações Didáticas configura-se como modelo geral de construção de Sequências.
Palavras-chave : Sequências Didáticas; Didática da Matemática.