SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1MODELOS CONSTITUTIVOS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: enfoque na Teoria das Situações DidáticasJUVENTUDES E REDES SOCIAIS: interações e orientações educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

SANTANA, Elisangela Barreto; VALENTESE ALEXANDRE DA SILVA  e  FREITAS, Nadia Magalhães da Silva. METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: o uso de situações-problema no ensino de Astronomia. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.1, pp.175-201.  Epub 17-Jul-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1id720.

O presente trabalho compõe parte da pesquisa doutoral da primeira autora que tem a seguinte questão norteadora: “Em que medida o uso de situações-problema influencia o ensino de Astronomia, no contexto da abordagem CTS, notadamente no que se refere aos aspectos didáticos e pedagógicos?”. A pesquisa envolveu professores que ensinam Ciências, no âmbito de um curso de formação continuada. Para este trabalho, nos concentramos em apresentar os aspectos teóricos, históricos e epistemológicos da Metodologia de Problematização, dando ênfase às situações-problema como estratégia didática e pedagógica. Foi possível, com essa pesquisa, delinear caminhos que contribuem para a elaboração de situações-problema no ensino de Astronomia, enfatizando as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Palavras-chave : Ensino de Astronomia; Abordagem CTS; Formação de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )