SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1THE IMPORTANCE OF COMPUTER USE IN THE TEACHING AND LEARNING PROCESS OF STUDENTS OF THE 3rd STAGE OF EDUCATION OF YOUNG AND ADULTS OF STATE SCHOOL JOANIRA DEL CASTILLOANTÓNIO NUNES RIBEIRO SANCHES AND HIS PROPOSALS ON EDUCATIONAL REFORM IN 18th CENTURY PORTUGAL: analysis of the Cartas sobre a Educação da Mocidade (1760) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

SILVA, Givanildo da; SILVA, Alex Vieira da  and  SANTOS, Inalda Maria dos. O IDEB E AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: estratégias, efeitos e consequências. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.1, pp.258-285.  Epub July 16, 2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1id723.

O texto objetiva apresentar uma discussão sobre as estratégias, os efeitos e as consequências do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) na escola pública brasileira. Como resultados foi possível constatar que: a) O IDEB é, na atualidade, o indutor das políticas educacionais; b) a educação que é desenvolvida com os estudantes, na escola pesquisada, é fragmentada, sendo enfatizadas apenas as disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática; e c) no contexto da escola em análise do município de Messias os profissionais das escolas buscam incentivar os estudantes com premiações para participarem das avaliações, assim como do processo de preparação para esta.

Keywords : IDEB; Políticas Educacionais; Educação Pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )