SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1A IMPORTÂNCIA DO USO DO COMPUTADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA 3ª ETAPA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA ESCOLA ESTADUAL JOANIRA DEL CASTILLOANTONIO NUNES RIBEIRO SANCHES E LAS PROPUESTAS DE REFORMAEDUCATIVA EM PORTUGAL EM EL SIGLO XVIII: un análisis de las Cartas sobre a Educação da Mocidade (1760) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

SILVA, Givanildo da; SILVA, Alex Vieira da  y  SANTOS, Inalda Maria dos. O IDEB E AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: estratégias, efeitos e consequências. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.1, pp.258-285.  Epub 16-Jul-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1id723.

O texto objetiva apresentar uma discussão sobre as estratégias, os efeitos e as consequências do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) na escola pública brasileira. Como resultados foi possível constatar que: a) O IDEB é, na atualidade, o indutor das políticas educacionais; b) a educação que é desenvolvida com os estudantes, na escola pesquisada, é fragmentada, sendo enfatizadas apenas as disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática; e c) no contexto da escola em análise do município de Messias os profissionais das escolas buscam incentivar os estudantes com premiações para participarem das avaliações, assim como do processo de preparação para esta.

Palabras clave : IDEB; Políticas Educacionais; Educação Pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )