SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1ANTONIO NUNES RIBEIRO SANCHES E LAS PROPUESTAS DE REFORMAEDUCATIVA EM PORTUGAL EM EL SIGLO XVIII: un análisis de las Cartas sobre a Educação da Mocidade (1760)AUDIENCIA RADIOFÓNICA EN UNA COMUNIDAD RURAL EN LA AMAZONIA PARAENSE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

GOMES, Vitor; ALMEIDA, Doriedson Alves de  y  MACIEL JUNIOR, Edson. DE JORNADA NAS ESTRELAS A SOPHIA: ensaio fenomenológico sobre a destituição do humano e suas imbricações educacionais. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.1, pp.315-339.  Epub 16-Jul-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1id725.

Trata-se de artigo que, instigado pela apresentação ao mundo da Inteligência Artificial Sophia, desvela reflexões sobre significados existenciais e educacionais de sua criação. Para isto evidencia o protagonismo humano em recortes da história que simbolizam um antropocentrismo imerso nos interesses e na cultura ocidental. Para além de análises filosóficas e/ou históricas aprofundadas, sua intenção é a apresentação a partir de fragmentos sócio-histórico-vivenciais a perspectiva da centralidade do humano nos interesses filosóficos, mitológicos, artistísticos e outros. Num segundo momento, evidencia o que denomina como processo gradual de destituição humana como centro dos processos, dividindo suas reflexões em dois aspectos: O primeiro deles o existencial; Alimentado pela questão: Estaríamos em processo de autodestituição como raça/espécie dominante do planeta? E o segundo, em termos educacionais, a partir da indagação: Qual o futuro da educação sem o humano como centro do processo? Em termos metodológicos, evidencia análises a partir da perspectiva fenomenológica existencial, compreensão teórica de matiz humanista que valoriza o papel da percepção como meio para o entendimento da realidade. A guisa de conclusão evidencia que o intento deste trabalho foi a apresentação de panoramas históricos e críticas ao uso da tecnologia (simbolizada pela IA) quando utilizadas dentro de perspectivas não humanistas, fato que poderia criar outras perspectivas de exclusão para além daquelas conhecidas na atualidade.

Palabras clave : Antropocentrismo; Destituição do humano; Fenomenologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )