SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1RADIOBROADCAST HEARING IN A RURAL COMMUNITY IN THE PARAENSE AMAZONDISCOURSES OF EVALUATION AT SCHOOL IN THE PRESENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

SANTANA, José Valdir Jesus de; MENEZES, Rainan Sena Santos  and  PEREIRA, Reginaldo Santos. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ITAPETINGA-BA: o que dizem as crianças?. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.1, pp.367-396.  Epub July 15, 2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1id727.

Nessa pesquisa tivemos como objetivos compreender como crianças elaboram sentidos acerca de seus pertencimentos étnico-raciais e como vivenciam e acionam noções como racismo, discriminação racial em suas relações com outras crianças e com os adultos. A pesquisa foi realizada com crianças da educação infantil, em uma escola pública localizada no município de Itapetinga, estado da Bahia. Utilizamos de uma abordagem de natureza qualitativa, de caráter descritivo e de natureza etnográfica (LÜDKE e ANDRÉ, 2013; AMADO, CRUSOÉ, VAZ-REBELO, 2017). Muitas crianças, ao indicarem os padrões de beleza hegemônicos em nossa sociedade, expressaram falas e atitudes de negação de seus pertencimentos étnico-raciais, especialmente as crianças negras. Contudo, esse processo de “captura” não ocorre de forma total, posto que as crianças reagem ao “privilégio simbólico da brancura” (BENTO, 2009).

Keywords : Crianças; Relações raciais; Sociologia da infância.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )