SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1ETHNIC-RACIAL RELATIONS IN CHILDREN'S EDUCATION IN ITAPETINGA-BA: what do children say?AFROCENTRICITY AND CRITICAL INTERCULTURALITY IN EDUCATION: reinventing school based on difference author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

MATOS, Sônia Regina da Luz  and  SCHULER, Betina. DISCURSOS DA AVALIAÇÃO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.1, pp.397-425.  Epub July 15, 2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1id728.

Este artigo problematiza os discursos da avaliação escolar, em suas relações com as sociedades disciplinar e de controle. A partir de uma perspectiva pós-estruturalista em educação, examinamos os programas da disciplina de Avaliação em um curso de Pedagogia de uma instituição de Ensino Superior no sul do Brasil, buscando rastrear os conceitos e bibliografias operados nesses materiais. Retiramos desses programas, os elementos de normalização que produzem padrões e formam saberes que constituem um tipo de vontade de verdade sobre o tema. Identificamos, a partir de tal exame, o discurso da avaliação classificatória e o discurso da avaliação crítica, buscando problematizar seus efeitos de poder e saber.

Keywords : Avaliação Escolar; Discurso; Poder; Saber.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )