SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1DISCURSOS DE LA EVALUACIÓN ESCOLAR EN LA CONTEMPORANEIDADPERCEPTION OF RESIDENTS PERCEPCIÓN DE LOS RESIDENTES DEL PROCESO EVALUACIÓN Y SUS INSTRUMENTOS EN LA RESIDENCIA MULTIPROFESIONAL EN LA ATENCIÓN INTEGRAL EN ORTOPEDIA Y TRAUMATOLOGÍA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

SANT’ANA, Jonathas Vilas Boas de; SUANNO, João Henrique  y  CASTRO, Raimundo Márcio Mota de. AFROCENTRICIDADE E INTERCULTURALIDADE CRÍTICA NA EDUCAÇÃO: reinventar a escola a partir da diferença. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.1, pp.426-454.  Epub 15-Jul-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1id729.

As diferenças culturais existentes na sociedade brasileira pressionam e penetram como nunca antes a educação escolar. Todavia, a escola permanece assentada no paradigma científico newtoniano-cartesiano, erigido na modernidade ocidental como parte constitutiva da estrutura de dominação montada desde 1500, a colonialidade do poder. Como via de rompimento com esta realidade é necessário fortalecer a interculturalidade desde epistemologias subalternizadas que ajudem a proceder uma descolonização epistemológica. Neste sentido, o objetivo deste artigo é apontar a potencialidade do paradigma da afrocentricidade para a construção de uma educação intercultural crítica que leve à reinvenção da educação escolar. Interculturalizar a educação implica em reinventar a escola em suas diversas dimensões, incorporando a diferença como constitutiva e não como aditiva. Consiste na abertura epistemológica da educação para a diferença. A partir daí propõe-se que o paradigma da afrocentricidade, enquanto epistemologia subalternizada permite repensar a educação escolar em diversos sentidos. Considerar referenciais de pensamento africano na educação é um processo de abertura intercultural, de descolonização epistemológica, de contrariedade à colonialidade do poder. Ao mesmo tempo é a proposição de outras formas de relação com as diferenças culturais.

Palabras clave : Educação escolar; Diferenças culturais; Afrocentricidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )