SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1AFROCENTRICITY AND CRITICAL INTERCULTURALITY IN EDUCATION: reinventing school based on difference author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

ALVARENGA, Gabriela Amorim Barreto; GALVAO, Edna Ferreira Coelho  and  TAKANASHI, Silvânia Lins Yukiko. PERCEPÇÃO DOS RESIDENTES SOBRE O PROCESSO AVALIATIVO E SEUS INSTRUMENTOS NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL NA ATENÇÃO INTEGRAL EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.1, pp.455-479.  Epub July 15, 2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1id730.

A avaliação deve ser um processo reflexivo sobre a aprendizagem e impulsionadora de sua continuidade, sendo um processo dinâmico e construtivista, permitindo ao avaliador agir da forma mais adequada possível, objetivando a aprendizagem efetiva por parte do educando. As Residências Multiprofissionais em Saúde são programas de pós-graduação de formação prática e teórica, onde o residente é inserido em serviços de saúde por um período de dois anos, com o auxílio e orientação dos preceptores que também possuem a função de avaliadores destes residentes. O instrumento avaliativo em uso atualmente é o REGISTRO DE ATITUDES, uma tabela que lista as competências e habilidades a serem avaliadas no residente. Diante deste cenário pretendeu-se com este estudo, identificar a percepção dos residentes da Residência Multiprofissional sobre o processo avaliativo vigente e seus instrumentos. Os participantes foram ouvidos em uma entrevista estruturada com quatro questões. A análise dos dados seguiu os princípios da Análise de Conteúdo, onde as informações foram tratadas por Categorização e Subcategorização com auxílio do Iramuteq. O estudo demonstrou multiplicidade de saberes sobre o tema, acusando dúvidas e insegurança sobre o processo avaliativo e sua condução no programa de residência resultando em falhas e insatisfação dos envolvidos.

Keywords : Avaliação; Ensino; Residência Multiprofissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )