SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2HISTORY FOR MATHEMATICAL EDUCATION: notes on Brazilian researchTHE IMPORTANCE OF GAMES FOR TEACHING ARITHMETIC IN MANUALS WRITTEN BY THEOBALDO MIRANDA SANTOS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

SILVA, Maria Célia Leme da. O ENSINO DE NÚMERO NA ESCOLA PRIMÁRIA: transformações lidas em manuais didáticos (1888-1965). Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.2, pp.51-75.  Epub July 19, 2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2id854.

O propósito do presente artigo é retomar estudos já desenvolvidos no GHEMAT e discutir diretrizes para a continuidade das pesquisas, na intenção de construir objetos teóricos. Toma-se o número, como um saber escolar, presente desde sempre nas escolas primárias brasileiras, seleciona-se quatro manuais escolares (COLLAÇO, 1885; TRAJANO, 1895; BUCHLER, 1943; GROSSNICKLE; BRUECKNER, 1965), de diferentes tempos e vagas pedagógicas, com o intuito de ler as transformações deste saber escolar, a partir da mobilização dos conceitos de saberes a ensinar e saberes para ensinar. Os quase oitenta anos que separam a publicação do primeiro ao quarto manual examinado nos permitem evidenciar as múltiplas e complexas dinâmicas da matemática escolar, nos convidando a repensar representações construídas socialmente de que na escola nada muda, de que “o ensino de número na escola primária é sempre o mesmo, tudo igual”. De outra parte, possibilita ainda abrir a nossa caixa-preta sobre os saberes matemáticos e mobilizar os saberes a ensinar e os saberes para ensinar, como saberes que ao longo do tempo vão se lapidando, se institucionalizando na formação de professores como saberes para ensinar matemática.

Keywords : Método Intuitivo; Escola Nova; Saber escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )