SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2THE IMPORTANCE OF GAMES FOR TEACHING ARITHMETIC IN MANUALS WRITTEN BY THEOBALDO MIRANDA SANTOSTEACHER EDUCATION IN THE NINETEENTH CENTURY AND CONDORCET’S ARITHMETICS: voice spectra in public education magazines author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

FURTADO, Alessandra Cristina; ALENCAR, Edvonete Souza de  and  AMORIM, Rômulo Pinheiro de. O PROFESSOR LEIGO QUE ENSINAVA MATEMÁTICA NO SUL DO MATO GROSSO (DÉCADA DE 60 DO SÉCULO XX): história da sua formação. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.2, pp.105-130.  Epub July 19, 2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2id856.

Este artigo analisa a história da formação dos professores que ensinavam Matemática, de 1ª a 4ª séries, em escolas situadas no meio rural no Sul de Mato Grosso, no município de Dourados, na década de 1960. Para tanto, focalizamos a formação de uma professora leiga que fez o Curso de Regentes, no Centro de Treinamento do Magistério de Cuiabá, no ano de 1969. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa documental, tomando dois Cadernos, ligados ao ensino da Matemática da professora investigada, bem como, de outros documentos. Além disso, foi necessário recorrer aos referenciais da história, história da educação, história da educação matemática. Os resultados apontaram que a formação de professores, recebida nesse Centro de Treinamento do Magistério de Cuiabá, era dada no passo a passo, no sentido do como fazer, sendo um curso de rápida formação docente. Contudo, a formação dada no ensino da Matemática era influenciada pelo Movimento da Matemática Moderna. Conclui-se assim, que esse movimento influenciou a história da formação dos professores primários leigos que ensinavam Matemática, que frequentaram os cursos oferecidos pelo Centro de Treinamento do Magistério de Cuiabá.

Keywords : Formação de Professores Leigos; Ensino de Matemática; Movimento da Matemática Moderna.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )