SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2LA IMPORTANCIA DE LOS JUEGOS PARA ENSEÑAR ARITMÉTICA EN LOS MANUALES ESCRITOS POR THEOBALDO SANTOS MIRANDAFORMACIÓN DE PROFESORES EN EL SIGLO XIX Y LA ARITMÉTICA DE CONDORCET: espectros de voces en revistas de la instrucción pública índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

FURTADO, Alessandra Cristina; ALENCAR, Edvonete Souza de  y  AMORIM, Rômulo Pinheiro de. O PROFESSOR LEIGO QUE ENSINAVA MATEMÁTICA NO SUL DO MATO GROSSO (DÉCADA DE 60 DO SÉCULO XX): história da sua formação. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.2, pp.105-130.  Epub 19-Jul-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2id856.

Este artigo analisa a história da formação dos professores que ensinavam Matemática, de 1ª a 4ª séries, em escolas situadas no meio rural no Sul de Mato Grosso, no município de Dourados, na década de 1960. Para tanto, focalizamos a formação de uma professora leiga que fez o Curso de Regentes, no Centro de Treinamento do Magistério de Cuiabá, no ano de 1969. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa documental, tomando dois Cadernos, ligados ao ensino da Matemática da professora investigada, bem como, de outros documentos. Além disso, foi necessário recorrer aos referenciais da história, história da educação, história da educação matemática. Os resultados apontaram que a formação de professores, recebida nesse Centro de Treinamento do Magistério de Cuiabá, era dada no passo a passo, no sentido do como fazer, sendo um curso de rápida formação docente. Contudo, a formação dada no ensino da Matemática era influenciada pelo Movimento da Matemática Moderna. Conclui-se assim, que esse movimento influenciou a história da formação dos professores primários leigos que ensinavam Matemática, que frequentaram os cursos oferecidos pelo Centro de Treinamento do Magistério de Cuiabá.

Palabras clave : Formação de Professores Leigos; Ensino de Matemática; Movimento da Matemática Moderna.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )