SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2O PROFESSOR LEIGO QUE ENSINAVA MATEMÁTICA NO SUL DO MATO GROSSO (DÉCADA DE 60 DO SÉCULO XX): história da sua formaçãoROBERTO MOREIRA, AULAS PARTICULARES E O ENSINO DE ARITMÉTICA NO SÉCULO XIX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

FARIAS, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos; MOURA, Anna Regina Lanner de  e  MIGUEL, Antonio. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SÉCULO XIX E a ARITMÉTICA DE CONDORCET: espectros de vozes em revistas da instrução pública. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.2, pp.131-160.  Epub 19-Jul-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2id857.

Este artigo tem como objetivo problematizar o uso privilegiado do Manual de Aritmética de Condorcet, intitulado Meios de aprender a contar seguramente e com facilidade, divulgado no Brasil, no século XIX, em revistas da instrução pública, discutindo ao mesmo tempo as potencialidades de fontes constituídas por revistas de cunho pedagógico, desse período, que tratam da prática escolar da Aritmética e da formação de professores primários. Essa problematização tem referência na base documental da tese de doutorado de Farias (2014) que analisa os usos de revistas e jornais como práticas mobilizadoras de cultura aritmética, que teriam circulado na Escola Normal da Província do Rio de Janeiro, no período de 1868 a 1889, com o propósito de formar professores para atuarem no ensino da matemática nas chamadas "escolas de primeiras letras”. Esta investigação assumiu a natureza da pesquisa no campo da História da Educação Matemática no Brasil, tomando como inspiração a terapia filosófica de Wittgenstein e o pensamento de desconstrução de Derrida que defendem a inexistência de conhecimento e de pensamento independentes, respectivamente de jogos de linguagem ou de escritura. Neste artigo, ressaltamos a importância da temática da formação e práticas de professores uma vez que, na segunda metade do século XIX, essa temática era assunto de grandes debates e discussões. Além disso, o destaque que se confere à Escola Normal da Província do Rio de Janeiro, em Niterói, é devido ao fato de esta escola ter sido a primeira Escola Normal criada no Brasil, em 1835, para formar professores primários.

Palavras-chave : Aritmética de Condorcet; Formação de professores no século XIX; Ideais iluministas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )