SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2ROBERTO MOREIRA, CLASES PARTICULARES Y LA ENSEÑANZA DE ARITMÉTICA EN EL SIGLO XIXHistoria del programa institucional de becas de iniciación a la docencia (PIBID) contada por estudiantes de pregrado en matemáticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

SANTOSDILENE SIMOES COSTA DOS  y  FRANCA, Denise Medina de Almeida. O ELEMENTAR PARA IRENE DE ALBUQUERQUE. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.2, pp.186-212.  Epub 19-Jul-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2id859.

Mudanças que ocorrem no sistema educativo e na cultura escolar chegam à escola a partir da década de 1920, por meio de propostas reformistas e de legislação prescritas em vários cantos do país, dado que não existia um ministério da educação. O texto analisa o que são “saberes matemáticos nos anos iniciais”, entendidos como os primeiros passos, a base inicial de conhecimentos em matemática, organizada para ser ensinada aos alunos dos primeiros anos escolares, como proposto por Irene de Albuquerque, no manual intitulado Metodologia da Matemática (1951). Buscamos fundamentos que nos permitam responder à seguinte questão: Em seu discurso sobre ensino elementar, nesse Manual de Irene Albuquerque, os saberes matemáticos são tratados como elementares ou como rudimentares? A investigação utiliza como fontes de pesquisa o referido manual, em decorrência de sua abrangência e utilização principalmente nos cursos de formação de professores da época e no ISERJ (Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro). Como referência teórico-metodológica, o trabalho configura-se de natureza histórica, construindo o objeto de pesquisa, a partir de elementos vindos da história cultural. Os resultados encontrados apontam que os saberes matemáticos propostos por Albuquerque são considerados como rudimentos, ou seja, são conhecimentos atrelados à vida prática, indicando as mudanças dos saberes elementares matemáticos, em consonância com a vaga pedagógica da Escola Nova.

Palabras clave : Educação Matemática; História da Educação Matemática; Escola Nova; Ensino Primário; Matrizes teóricas; Irene de Albuquerque.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )