SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2EL ELEMENTARIO PARA IRENE DE ALBUQUERQUEFILOSOFÍA DE LA TECNOLOGÍA: actitudes ante los avances tecnológicos en la Educación Física y Deportes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

SANTOS, José de Aquino  y  GOMES, Larissa Pinca Sarro. Uma História do PIBID contada por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.2, pp.213-237.  Epub 19-Jul-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2id860.

A formação de professores é uma temática circunscrita em contextos permeados por muitas discussões. Neste artigo, considerando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como um espaço significativo para a formação de professores, apresentamos algumas atividades evidenciadas pelos estudantes de iniciação à docência, do curso de Licenciatura em Matemática, que podem trazer contribuições para sua formação. Participaram desta pesquisa, cinco estudantes bolsistas de iniciação à docência de um subprojeto do PIBID, desenvolvido em uma instituição pública de ensino superior, localizada no extremo sul da Bahia, no período de 2011 a 2014. Utilizamos a metodologia da História Oral para a produção de fontes escritas, privilegiando os relatos orais dos estudantes. Também consideramos documentos escritos que nos ajudaram a compreender como aconteceu a articulação entre a instituição de ensino superior e as escolas. Foi possível perceber que as ações realizadas no âmbito desse programa proporcionaram aos estudantes a mobilização e produção de saberes docentes, a partir do estudo de diferentes metodologias para o planejamento de materiais didáticos, dos momentos de reflexão a respeito da trajetória educacional dos estudantes, do trabalho realizado em sala de aula com os alunos da Educação Básica e da divulgação de suas experiências.

Palabras clave : Formação de professores; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência; História Oral.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )