SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2PHILOSOPHY OF TECHNOLOGY: attitudes towards technological advances in Physical Education and SportsTHE ATTACK ON TEACHER FREEDOM AND THE DISCUSSION ON GENDER AND HUMAN RIGHTS IN EDUCATION. MULTICULTURALISM AS PROPOSAL OF RESISTANCE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

ARAUJO, Helena de Lima Marinho Rodrigues  and  BRAGANALINE CRISTINA CLEMENTE. A ESCOLA DE TODAS AS CORES: o papel do gestor escolar no combate ao racismo. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.2, pp.263-291.  Epub July 19, 2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2id863.

O racismo é um tema ainda bastante discutido sob vários enfoques: sociológico, antropológico, filosófico, educacional, entre outros. A escola é um lócus por excelência para o debate e propostas de mudanças para disseminar o conhecimento e a necessidade de priorizar o direito de todos viverem bem no mundo. Este artigo teve por objetivo conhecer o papel do gestor escolar no combate ao racismo nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As referências teóricas utilizadas para respaldar a análise dos dados foram focadas em artigos científicos, documentos e livros, destacando os seguintes autores: Macedo (2014), Pereira (2012), Rodrigues (2011) e Schucman (2010). Elegeu-se a análise qualitativa dos dados, por meio de entrevista semiestruturada com uma coordenadora de uma escola pública e uma diretora de uma escola privada, sendo essas instituições localizadas em um mesmo bairro do município de Fortaleza, no estado do Ceará. As entrevistas revelaram que o tema racismo é tratado com o diálogo e que há a participação da gestão para a resolução de problemas, tendo-se ciência dos recursos disponíveis para trabalhar o tema. De outro ângulo, mostraram pouca desenvoltura no tocante às leis e aos trabalhos com projetos nas escolas que abordem o racismo de forma mais constante como parte do currículo escolar.

Keywords : Preconceito racial; Gestão escolar; Ensino-aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )