SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2THE SCHOOL OF ALL COLORS: the role of the school manager does not fight racismCOLLECTIVE OF STUDIES, TRAINING AND PRACTICES IN EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT: itineraries of a training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

MONTEIRO, Marcos Vinicius Pereira  and  SIQUEIRA. O ATAQUE À LIBERDADE DOCENTE E A DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO E DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO. O MULTICULTURALISMO COMO PROPOSTA DE RESISTÊNCIA. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.2, pp.292-321.  Epub July 19, 2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2id864.

Este artigo situa e discute o ataque à liberdade docente, conforme vem se dando nos últimos anos, cerceando o debate sobre gênero no ambiente escolar. Nesse sentido, em um primeiro momento apresentamos uma reflexão acerca das propostas aprovadas ou em discussão em diferentes casas legislativas no Brasil que visam limitar a liberdade docente, e identificamos os movimentos de resistência que se opõem a estes ataques, principalmente juridicamente. A seguir abordamos a relação entre construção identitária, gênero e multiculturalismo como um referencial importante para subsidiar processos de resistência que contribuam para minimizar o impacto da censura prévia no chão de escola. Discutimos o que este cerceamento de liberdade implica para a pedagogia e para a educação, argumentando sobre o papel político do/a professor/a, e sobre a importância da pluralidade de ideias no ambiente escolar, conforme concebida a partir de uma determinada visão de multiculturalismo, essencial para garantir relações mais simétricas na sociedade.

Keywords : Gênero e direitos humanos; Interculturalidade; Escola sem partido.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )