SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2LA ESCUELA DE TODOS LOS COLORES: el papel del director escolar en el combate al racismoCOLECTIVO DE ESTUDIOS, FORMACIÓN Y PRÁCTICAS EN EDUCACIÓN PARA EL DESARROLLO SOSTENIBLE: itinerarios de una formación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

MONTEIRO, Marcos Vinicius Pereira  y  SIQUEIRA. O ATAQUE À LIBERDADE DOCENTE E A DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO E DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO. O MULTICULTURALISMO COMO PROPOSTA DE RESISTÊNCIA. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.2, pp.292-321.  Epub 19-Jul-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2id864.

Este artigo situa e discute o ataque à liberdade docente, conforme vem se dando nos últimos anos, cerceando o debate sobre gênero no ambiente escolar. Nesse sentido, em um primeiro momento apresentamos uma reflexão acerca das propostas aprovadas ou em discussão em diferentes casas legislativas no Brasil que visam limitar a liberdade docente, e identificamos os movimentos de resistência que se opõem a estes ataques, principalmente juridicamente. A seguir abordamos a relação entre construção identitária, gênero e multiculturalismo como um referencial importante para subsidiar processos de resistência que contribuam para minimizar o impacto da censura prévia no chão de escola. Discutimos o que este cerceamento de liberdade implica para a pedagogia e para a educação, argumentando sobre o papel político do/a professor/a, e sobre a importância da pluralidade de ideias no ambiente escolar, conforme concebida a partir de uma determinada visão de multiculturalismo, essencial para garantir relações mais simétricas na sociedade.

Palabras clave : Gênero e direitos humanos; Interculturalidade; Escola sem partido.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )