SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2O ATAQUE À LIBERDADE DOCENTE E A DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO E DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO. O MULTICULTURALISMO COMO PROPOSTA DE RESISTÊNCIAA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DE WEBQUEST NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA HIPERTEXTUAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

RAPOSO, Elinete Oliveia  e  FREITASDIA MAGALHAES DA SILVA. COLETIVO DE ESTUDOS, FORMAÇÃO E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: itinerários de uma formação. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.2, pp.322-350.  Epub 19-Jul-2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2id865.

A perspectiva deste artigo é apresentar parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado. Nesse sentido, o presente texto analisa as contribuições de um processo de formação continuada de professores, que se fundamentou numa proposta de aprendizagem vivencial e colaborativa, na abordagem dos atuais desafios socioambientais, no sentido de considerar a abordagem das questões de (in)sustentabilidade, inclusive na intenção de ressignificação da prática docente. A investigação enquadrou-se na perspectiva qualitativa, orientada pela pesquisa-ação-participante. Na análise e na interpretação dos dados, utilizou-se a análise textual discursiva. Nesse processo de formação, destacamos a disposição de escuta do outro, a autonomia, a objetivação dos conhecimentos específicos, que no confronto com os conhecimentos do coletivo, assumiram perspectiva interdisciplinar na consideração dos objetos de estudo. Por sua vez, reconhecemos que o processo participativo se constituiu aspecto importante que pode reverberar na conformação de uma ambiência escolar favorável. Os professores exerceram papel de protagonista do processo de formação, esquivando-se do estatuto de objeto, construíram conhecimentos, “ensinaram uns aos outros” e “aprenderam uns com os outros”, colaborando para aprendizagens mútuas. Todo o processo de formação foi mediado por problematizações e por contribuições, no sentido de aprofundamento e de reflexões coletivas, trazendo ao coletivo novas/outras interpretações/compreensões dos objetos de estudo. Configurou-se, um movimento colaborativo, cujo foco representou o compartilhamento de conhecimentos, experiências, práticas e ações.

Palavras-chave : Coletivo de estudos; Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )