SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Quince años de implementación de la ley 10639/2003: retos y tensiones en el contexto de la Base Nacional Común CurricularLA ACTUACIÓN DEL (DE LA) PSICÓLOGO(A) ESCOLAR FRENTE A LAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCACIÓN INFANTIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

VIEIRA, Pricila Lysik  y  CASTRO, Regina Celi Alvarenga de Moura. PERMANÊNCIA E ÊXITO ACADÊMICO: contribuição da Política de assistência estudantil na UFPA, Campus de Altamira. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.3, pp.87-115.  Epub 17-Abr-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3id931.

Nesse artigo é apresentado um estudo bibliográfico, realizado no ano de 2017, com o principal objetivo de analisar a relação entre a assistência estudantil na Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira e a permanência e êxito acadêmico dos estudantes benefiários dos auxílios disponibilizados ao estudante desse Campus. A análise dos dados foi realizada à luz dos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Conteúdo. A assistência estudantil foi marcada por ações esparsas e pontuais, assumindo caráter assistencialista. Especificamente no Campus de Altamira os estudantes enfrentam dificuldades em receber os auxílios por falta de compreensão dos editais, insuficiência de vagas para atender as demandas e burocracias que envolvem o processo de inscrição. Esses fatores combinados ou isolados ocasionam um baixo número de estudantes atendidos no Campus de Altamira e contribuem para aumentar os índices de retenção e evasão nesse Campus.

Palabras clave : PNAES; Ensino Superior; Permanência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )