SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Quinze anos de implementação da lei 10.639/2003: desafios e tensões no contexto da Base Nacional Comum CurricularA ATUAÇÃO DO(A) PSICÓLOGO(A) ESCOLAR DIANTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

VIEIRA, Pricila Lysik  e  CASTRO, Regina Celi Alvarenga de Moura. PERMANÊNCIA E ÊXITO ACADÊMICO: contribuição da Política de assistência estudantil na UFPA, Campus de Altamira. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.3, pp.87-115.  Epub 17-Abr-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3id931.

Nesse artigo é apresentado um estudo bibliográfico, realizado no ano de 2017, com o principal objetivo de analisar a relação entre a assistência estudantil na Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira e a permanência e êxito acadêmico dos estudantes benefiários dos auxílios disponibilizados ao estudante desse Campus. A análise dos dados foi realizada à luz dos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Conteúdo. A assistência estudantil foi marcada por ações esparsas e pontuais, assumindo caráter assistencialista. Especificamente no Campus de Altamira os estudantes enfrentam dificuldades em receber os auxílios por falta de compreensão dos editais, insuficiência de vagas para atender as demandas e burocracias que envolvem o processo de inscrição. Esses fatores combinados ou isolados ocasionam um baixo número de estudantes atendidos no Campus de Altamira e contribuem para aumentar os índices de retenção e evasão nesse Campus.

Palavras-chave : PNAES; Ensino Superior; Permanência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )