SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3PERMANENCIA Y ÉXITO ACADÉMICO: contribución de la Política de assistência estudiantil en la UFPA, Campus de AltamiraCONOCIMIENTOS DE PROFESORAS DE GUARDERÍAS EVIDENCIADOS EN RELATOS PUBLICADOS EN REVISTA DE CIRCULACIÓN NACIONAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

LIMACHI, Elysangela Koglin Ulo  y  ZUCOLOTTO, Marcele Pereira da Rosa. A ATUAÇÃO DO(A) PSICÓLOGO(A) ESCOLAR DIANTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.3, pp.116-140.  Epub 17-Abr-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3id932.

A Constituição Federal de 1988 estabelece que a criança brasileira seja um sujeito de direitos, sendo um destes o direito à Educação. Desde então, leis foram instauradas visando proporcionar à criança uma Educação gratuita e de qualidade desde o seu nascimento. Para tanto, instituições de Educação Infantil são estabelecidas e os profissionais envolvidos têm suas práticas norteadas por políticas públicas educacionais. Inserida neste contexto, a Psicologia vem redefinindo sua atuação, deslocando-se de uma prática historicamente segregadora no campo educacional para uma atuação que busca considerar o contexto escolar como um todo. Este trabalho, resultado de um estudo qualitativo bibliográfico, objetivou refletir sobre a atuação do(a) psicólogo(a) escolar na Educação Infantil, frente às políticas públicas estabelecidas para este campo. Pôde-se perceber a amplitude da atuação deste profissional no contexto da Educação Infantil e também o alinhamento tão necessário entre os princípios norteadores das políticas públicas para Educação Infantil e aqueles que norteiam a atuação do(a) psicólogo(a) como profissional, principalmente no que diz respeito à busca por condições de cidadania dos sujeitos que fazem/frequentam a Educação Infantil.

Palabras clave : Educação Infantil; Políticas Públicas; Psicologia Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )