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Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

LIMACHI, Elysangela Koglin Ulo  e  ZUCOLOTTO, Marcele Pereira da Rosa. A ATUAÇÃO DO(A) PSICÓLOGO(A) ESCOLAR DIANTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.3, pp.116-140.  Epub 17-Abr-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3id932.

A Constituição Federal de 1988 estabelece que a criança brasileira seja um sujeito de direitos, sendo um destes o direito à Educação. Desde então, leis foram instauradas visando proporcionar à criança uma Educação gratuita e de qualidade desde o seu nascimento. Para tanto, instituições de Educação Infantil são estabelecidas e os profissionais envolvidos têm suas práticas norteadas por políticas públicas educacionais. Inserida neste contexto, a Psicologia vem redefinindo sua atuação, deslocando-se de uma prática historicamente segregadora no campo educacional para uma atuação que busca considerar o contexto escolar como um todo. Este trabalho, resultado de um estudo qualitativo bibliográfico, objetivou refletir sobre a atuação do(a) psicólogo(a) escolar na Educação Infantil, frente às políticas públicas estabelecidas para este campo. Pôde-se perceber a amplitude da atuação deste profissional no contexto da Educação Infantil e também o alinhamento tão necessário entre os princípios norteadores das políticas públicas para Educação Infantil e aqueles que norteiam a atuação do(a) psicólogo(a) como profissional, principalmente no que diz respeito à busca por condições de cidadania dos sujeitos que fazem/frequentam a Educação Infantil.

Palavras-chave : Educação Infantil; Políticas Públicas; Psicologia Escolar.

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