SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3LA ACTUACIÓN DEL (DE LA) PSICÓLOGO(A) ESCOLAR FRENTE A LAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCACIÓN INFANTILNavegando en aguas turbas en el campo de la política y la formación de profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

NONO, Maévi Anabel. SABERES DE PROFESSORAS DE CRECHES EVIDENCIADOS EM RELATOS PUBLICADOS EM REVISTA DE CIRCULAÇÃO NACIONAL. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.3, pp.141-168.  Epub 17-Abr-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3id919.

Neste artigo, se apresenta pesquisa por meio da qual se objetivou descrever e analisar saberes de professoras de Educação Infantil que atuam em creches (crianças de 0 a 3 anos de idade), evidenciados em relatos publicados em revista de circulação nacional, no período de 2012 a 2017, à luz da Resolução CNE/CEB nº 5/2009, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa documental, de natureza qualitativa, que foi desenvolvida no período 2016-2018, com base no estudo de relatos publicados em edições impressas e online. Os dados foram analisados, a partir de focos de análise estabelecidos com base nos objetivos da pesquisa. Assim, os focos foram: 1) caracterização dos relatos publicados; 2) saberes evidenciados nos relatos de práticas com bebês e crianças bem pequenas; 3) lacunas nos saberes evidenciados nos relatos das professoras de Educação Infantil. Os principais resultados obtidos sugerem que as professoras-autoras dos relatos analisados se fundamentam nas concepções de currículo e criança, determinadas pela Resolução CNE/CEB nº 5/2009. Além disso, as práticas relatadas se referem às experiências que devem ser proporcionadas às crianças pequenas, de acordo com a referida Resolução. Lacunas nos saberes das professoras-autoras, se referem ao tratamento de alguns dos temas determinados pela Resolução e ao fato de ainda não recorrerem sempre, a referências teóricas para fundamentarem as descrições de suas práticas. Espera-se, por meio desta pesquisa, oferecer subsídios para a formulação de políticas de formação de docentes para a Educação Infantil.

Palabras clave : Educação Infantil; Saberes docentes; Diretrizes curriculares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )