SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3TEACHERS’ KNOWLEDGE EVIDENCED IN REPORTS PUBLISHED IN A NATIONAL CIRCULATION MAGAZINEMUNICIPAL PLANNING: an analysis from the articulated action plan (par) in the State of Maranhão author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

CARVALHO, Mark Clark Assen de; DAMASCENO, Ednaceli Abreu  and  MOURA, Maria do Socorro Lima. Navegando em águas turvas no campo da política e da formação de professores. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.3, pp.169-196.  Epub Apr 17, 2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3id940.

As análises que se apresentam, organizada a partir de uma revisão de literatura que mescla autores de referência e documentos de política, se propõem a fazer uma abordagem que, em linhas gerais, recupera alguns aspectos que do ponto de vista da abordagem sócio-histórica demarcam questões atinentes à política educacional e suas implicações sobre o campo da formação de professores no Brasil, objetivando ressaltar neste breve retrospecto questões que concorrem para delinear alguns chamados dilemas, impasses e perspectivas no campo da formação docente no país. Assim sendo se tem como ancoragem alguns dos marcos políticos e legais da educação nacional e suas implicações sobre a política de formação de professores entrecruzando-se com questões posteriores à aprovação da atual LDB (Lei 9.394/96) frente às demandas por formação e qualificação de professores e a consequente elevação do nível de formação dos docentes da educação básica. O estudo se caracteriza como de natureza documental e de revisão bibliográfica sendo que esta segunda repousa sobre as políticas públicas de formação de professores cujas referências são Freitas (2012, 2014), Brzezinski (2007, 1997, 1996), Cury (2012), Gatti (2008, 2010), Gatti e Barreto (2009), Oliveira (2011, 2012). Conclui-se que paralelamente às sucessivas mudanças ocorridas na legislação educacional brasileira que respalda e orienta a formação de professores, inexiste uma política nacional de formação de professores, aspecto que contribui, sobremaneira, para se manter praticamente inalteradas as ênfases, lógicas, orientações, modelos e práticas no interior das instituições de formação.

Keywords : Política educacional; Formação de professores; Legislação de ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )