SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3PLANIFICACIÓN MUNICIPAL: un análisis a partir del plan de acciones articuladas (par) en el Estado del MaranhãoLA INVESTIGACIÓN DEL TIPO ETNOGRÁFICO: una propuesta de enfoque metodológico de investigación en Educación Matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

DIAS, Sandy da Conceição; SA, Pedro Franco de  y  SANTOS, Maria de Lourdes Silva. O ENSINO DE MATEMÁTICA SEGUNDO ESTUDANTES CEGOS DE BELÉM DO PARÁ. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.3, pp.223-251.  Epub 17-Abr-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3id941.

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo realizar um diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem de matemática, no 6º ano para estudantes cegos de Belém do Pará. A produção das informações ocorreu por meio de entrevista semiestruturada, realizada junto a seis estudantes cegos. As análises indicaram que apesar dos avanços na legislação, os estudantes ainda não se encontravam devidamente incluídos em sala, e que a metodologia adotada pelos professores nas aulas, eram preponderantemente expositivas, desconsiderando as necessidades de aprendizagem e condição de estudantes cegos, fato que comprometia a aprendizagem, sobretudo, nas aulas cujos conteúdos envolviam gráficos e assuntos da geometria espacial. Em relação aos assuntos do 6º ano, considerados os mais difíceis para os estudantes cegos aprenderem, eles indicaram os seguintes: Expressões numéricas; Divisão não exata; Simplificação de Fração, Potenciação e Radiciação; Ângulos; Segmento de retas; Tipos de gráficos, entre outros. A pesquisa nos permitiu concluir que o processo de inclusão de estudantes cegos, especialmente, no que concerne a disciplina matemática, ainda está longe das condições apropriadas para eles, sobretudo, se considerarmos as reclamações feitas pela amostra relacionadas ao fato de que dependiam muito da ajuda de terceiros para estudarem e registrarem suas atividades escolares indicando que estes estudantes estavam inseridos nas turmas regulares, mas não necessariamente incluídos no processo educacional.

Palabras clave : Educação Matemática; Educação Especial; Ensino de Matemática para Cego.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )