SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3LA ENSEÑANZA DE MATEMÁTICA SEGÚN ESTUDIANTES CEGOS DE BELÉM DEL PARÁUna alternativa didática experimental para clases de óptica geométrica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

CASTRO, Raimundo Santos de. A PESQUISA DO TIPO ETNOGRÁFICA: uma proposta de abordagem metodológica de pesquisa em Educação Matemática. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.3, pp.252-279.  Epub 17-Abr-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3id935.

O presente artigo é derivado das reflexões metodológicas de pesquisa de doutorado, desenvolvida na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, intitulada “Jogos de Linguagem Matemáticos da Comunidade Remanescente de Quilombos da Agrovila de Espera, Município de Alcântara, Maranhão”. Tem por objetivo discutir uma proposta metodológica para pesquisas em Educação Matemática: a pesquisa do tipo etnográfica. Esta modalidade de pesquisa foi aplicada no estudo supracitado, que visava descrever e caracterizar as práticas matemáticas, compreendidas como jogos de linguagens matemáticos, dos indivíduos membros da comunidade. Após as análises realizadas no estudo em questão, compreende-se que as pesquisas do tipo etnográficas podem contribuir para a reflexão, sobre um conjunto de elementos socioculturais, dentre eles, as práticas matemáticas, favorecendo as descrições, comparações e interpretações sobre os sentidos e significados atribuídos a tais práticas pelos membros da comunidade. Desta forma, as pesquisas em Educação Matemática, sobretudo, aquelas que buscam adentrar numa particularidade sem, no entanto, que isso se confunda com uma suposta “universalidade”, pela natureza investigativa desse tipo de pesquisa e pelo cenário no qual se desenvolve, pode por meio das pesquisas do tipo etnográficas, proporcionar uma reflexão sistemática sobre o fenômeno em estudo e sobre quem é o pesquisador na própria pesquisa. É preciso dizer, ainda, que esse tipo de pesquisa não busca promover intervenções, mas, sim, conhecer e compreender os arranjos e os rearranjos cotidianos da comunidade em estudo, discutindo a sua realidade e favorecendo a compreensão de parte dos significados e sentidos produzidos em seu interior, em especial naquilo que se refere às suas práticas sociais que, de alguma maneira, envolvem aspectos relativos à Educação Matemática.

Palabras clave : Pesquisas; Etnografia; Educação Matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )