SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3LA INVESTIGACIÓN DEL TIPO ETNOGRÁFICO: una propuesta de enfoque metodológico de investigación en Educación MatemáticaPROYECTO DE ENSEÑANZA DE ESTADÍSTICA EN LA FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES DE MATEMÁTICA: indicios de saberes disciplinares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

SOUZA, Alana Cruz de; SOARES, Denisia Brito  y  ROCHA, Alexsandro Silvestre da. Uma alternativa didática experimental para aula de Óptica geométrica. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.3, pp.280-308.  Epub 17-Abr-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3id921.

Física pode ser considerada uma ciência fundamental que estuda os fenômenos naturais, descrevendo e explicando o mundo onde vivemos. O estudo desta ciência no Brasil tem origem na era colonial, onde se estudava a Física aristotélica. O desafio hoje é conquistar o interesse dos estudantes do ensino básico com a disciplina de Física, ministrada na rede escolar, baseada excessivamente em conteúdos e cálculos, com pouco ou nada de experimentação, tornando-a pouco atrativa e monótona. Mostramos aqui, o desenvolvimento e aplicação de um material paradidático inovador, pensado e confeccionado como produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), do Polo UFT/Araguaína-TO, denominado Livro Paradidático Experimental (LPE). Este material, voltado ao ensino de Física, incorpora em sua estrutura o formato de livro com experimentos físicos embutidos, neste caso, focado na experimentação em Ótica Geométrica. O material desenvolvido serve como suporte educacional/experimental, na ausência de laboratórios, muito comum entre as escolas brasileiras. O LPE desenvolvido foi aplicado aos alunos do segundo ano, do Ensino Médio (EM), em uma escola da cidade de Araguaína, no estado do Tocantins (TO), mostrando grande aceitação entre os voluntários da pesquisa. Esta mesma ideia pode ser diversificada e produzida, com diferentes temas da Física, demais ciências, ou ainda, focados em outros níveis de escolaridade.

Palabras clave : Material Paradidático; Experimentação de Física; Ensino de Física.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )